MENU ITALIANO
Orgulhosamente apresento para vocês o meu Menu Temático Italiano, é a minha culinária mãe sem dúvidas. A cultura italiana em casa é forte, em nosso menu cotiano sempre tinha massas e carnes assadas. O cardápio é composto em 4 etapas: entradas serão brusquetas, primeiro prato é a receita de nhoque da minha avó, segundo prato é a minha receita de risoto expressa e para fechar um delicioso tiramisu. Vamos lá?
BRUSQUETA CAPRESE
Ingredientes
1 und pão italiano
200g de tomate cereja cortados ao meio
200g de mussarela de búfula ou comum picada
20g de folhas de manjerição fresco
2 colher de sopa de azeite
Azeitona (opcional)
Modo de Preparo:
As instruções devem ser sempre curtas e diretas.
Misture os tomates, a mussarela de búfula picada, o azeite e uma pitada de sal e pimenta à gosto. Pode adicionar neste momento a azeitona opcional.
Corte os pães em fatias de 1cm e coloque numa assadeira untada com azeite.
Coloque sobre o pãos o recheio, passe mais um fio de azeite e leve ao forno à 180º pré aquecido por 15 minutos ou até a mussarela gratinar.
Após retirar do forno finalize com manjerião fresco por cima.
Pronto, fácil e receita super ecônomica!
NHOQUE DE BATATA
A receita é da Vovó Neide, o nhoque é macio e leve. Após cozinhar as batatas retire a casca e amasse a batata: temos o produto base para nosso nhoque. Aqui a dica da minha avó é trabalhar com a batata ainda morna. Para os navegantes de poucas viagens aconselho esfriar a batata um pouco para não queimar as mãos.
Ingredientes
2 kg de batata cozida espremida
4 gemas
50g de manteiga
250g de maizena
250g de trigo
Sal, pimenta e salsa à gosto.
Modo de Preparo:
As instruções devem ser sempre curtas e diretas.
Colocar a batata amassada em um grande recipiente.
Adicionar o ovo e a manteiga com as mãos
Colocar aos poucos a maisena {de colher por colher}. Polvilhando por cima da massa de batata. Vai incorporando aos poucos para que ela comece à ganhar consistência.
Após colocar toda a maisena, complete com o trigo seguindo o mesmo ritmo {colocando sempre aos poucos para não criar excessos}. Sempre trabalhando para que a massa fique completamente com a mesma consistência.
Após a massa estar homogenia e possibilitando fazer bolinhas com a mão. Podemos cortar do tamanho de uma bola de tênis e enrolar como uma cobra.
Após ter uma linha com a grossura de em média 3 cm, você corta o nhoque. A altura deve ter 4 cm.
Em água fervendo, coloca-se os nhoques delicadamente.
Quando eles boiarem pode pescar com uma escumadeira, normalmente colocamos direto em um escorredor e damos um banho com água da torneira - assim interrompemos o cozimento excessivo da massa.
Colocamos azeite para que os nhoques se mantenham individuais até a chegada do molho.
Para finalizar pode adicionar o molho que preferir rose, bechamel, bolonhesa, molho de brie, gorgonzola ou o que inventarem.
DICAS EXTRAS
1# O ideal é cozinhar a batata com casca {ou até mesmo assar no forno}, assim ela acumula menos água no interior deixando o nhoque ainda mais leve.
2# É possível trabalhar essa receita com batata baroa {traduzindo: batata mandioquinha ou salsa dependendo da região} com as mesmas proporções.
Na ítalia as refeições são dividas em primeiro e segundo prato. O primeiro prato normalmente é uma massa leve e o segundo acompanha proteína. De sugestão indico minha receita de risoto especial:
O frio chegou, e nada melhor que um prato afetivo para esquentar: Receita de Risoto de alho poró com medalhão de mignon suíno. Além de ser barato, esse corte tem pouca gordura e é super saboroso. Perfeito para oferecer para crianças!
Essa receita é super simples, depois que você fizer a primeira vez pode ir substituindo os ingredites para novos sabores. Por exemplo no lugar do alho poró pode ser palmito ou abobrinha e o queijo pode ser provolone ou brie. O risoto é uma receita tradicional italiana, o arroz fica super cremoso e saboroso. Perfeito para um dia de frio, quando vou fazer para minha filha sempre adiciono na receita uma cenoura ralada para dar uma turbinada saudável.
RISOTO EXPRESS
Ingredientes
1 kg de mignon suíno em medalhões.
1 unidade de alho poró em rodelas
2 xícaras de arroz arbório
1 unidade de cebola picada
3 dentes de alho picado
70 ml de vinho (de preferência branco)
1 unidade de cenoura ralada
1,5 litro de caldo de legumes
Sal, pimenta e salsa à gosto.
Modo de Preparo:
As instruções devem ser sempre curtas e diretas.
Na panela de pressão doure os medalhões de mignon até ficarem dourados com azeite. Adicione 1 dente de alho, sal e pimenta à gosto, assim que sentir o cheiro do alho frito desligue e reserve.
Na mesma panela adicione azeite, a cebola picada e o alho poró. Frite por 5 minutos em fogo baixo e mexendo bem para misturar com o fundo da panela do medalhão.
Adicione o arroz e o vinho, mexa bem até evaporar todo o líquido. (Dica: todo o álcool vai embora nesse momento)
Adicione a cenoura ralada e dois dentes de alho. Assim que sentir o cheiro do alho adicione 1,5 litro de água. Feche a panela de pressão, assim que pegar a pressão conte 3 minutos e desligue.
Assim que a pressão terminar de sair, abra a panela e mexa bem o arroz para ficar cremoso, adicione se quiser manteiga e queijo ralado para finalizar.
Jantar pronto em 20 minutos!
Para fechar essa tradicional sobremesa de café italiana, a favorita da minha mãe.
TIRAMISU
Ingredientes
100 ml de café
1 pacote de biscoitos champangne
500 g de queijo mascarpone ou requeijão cremoso tipo catupiry
250 ml de creme de leite fresco
3 gemas
150 g de açúcar
50g de cacau em pó
Modo de Preparo:
As instruções devem ser sempre curtas e diretas.
Bata o creme de leite gelado na batedeira até obter um chantilly firme e reserve.
Bata o açúcar com as gemas por 3 minutos.
Acrescente o chantilly, o mascarpone e misture delicadamente até ficar tudo bem incorporado.
Molhe rapidamente os biscoitos no café (um a um) e coloque em um refratário formando uma camada, coloque por cima uma camada do creme, faça mais uma camada de biscoitos molhados no café e por último mais uma camada de creme.
Para finalizar polvilhe cacau em pó.
Leve à geladeira por no mínimo 3 horas e sirva.
Gostou? Deixe comentários e compartilhar sua experiência no preparo da receita. Compartilha no seu Story e marca a gente @chef.porto!
Comments