Feijoada Light
O prato mais brasileiro, a feijoada é um ícone gastronomico. Apesar da crença popular da feijoada ser um prato de origem africana, o primeiro registro se deu num hotel no Rio de Janeiro datado no século XIX. Apesar de ser feito pelas mãos escravizadas negras, o prato é um releitura local do clássico frânces cassoulet. Um cozido feito com técnicas europeias, existem versões similares na Espanha e Portugal. Como aponta o remonado historiador Câmara Cascudo: a história de um prato pode ser contado por quem fez ou aonde foi feito e conclui-se que a feijoada é um desses pratos e apesar de sua origem ser europeia foram as mãos das cozinheiras da senzala que de fato o faziam.
É basicamente um ensopado de feijão com carnes bovinas e suínas, bem temperado com alho e cebola. Tem a alma brasileira, para fazer esse prato tudo começa no dia anterior. É necessário dessalgar a carne seca, você deixa na água e troca de 6h em 6h. Dessa forma a carne vai estar pronta para começarmos. Você pode também comprar ela dessalgada, porém custa 4x o valor! Então se programar fica bem mais em conta.
A feijoada tradicional leva cortes suínos como orelha e pé. No entanto, eu opto por fazer uma feijoada mais leve, com cortes com pouca gordura e que seja de fácil paladar para iniciantes. Opção excelente para quem busca uma receita mais saudável e menos gordurosa.
RECEITA DE FEIJOADA LIGHT
Ingredientes
400g de CARNE SECA dessalgada em cubos
300g de LINGUIÇA CALABRESA em rodelas finas
150g de BACON em cubos
200g de LOMBO em cubos
250g de CEBOLA branca picada
6 dentes de ALHO picado
500g de FEIJÃO PRETO
suco de 1 LARANJA
50 ml de ÓLEO
pitada de SAL e PIMENTA.
1 colher de sopa de CHEIRO VERDE
Modo de Preparo
Grelhe a cebola em fogo baixo com fio de óleo com pitada de sal.
Deixe bem caramelizada, adicione o alho picado.
Quando sentir o cheiro de alho no ambiente, cerca de 1 minuto, adicione a linguiça e o bacon em cubos.
Frite bem até ficar crocante, então adicione o lombo e a carne seca.
Doure todas as carnes e adicione o feijão.
Coloque na pressão por 30 minutos.
Afine o sal e adicione o toque de pimenta.
Adicione o suco de laranja para acidez suave.
Deixe o caldo engrossar em fogo médio, quando o feijão estiver macio está pronto.
Para acompanhar couve na manteiga com alho, torresmo, farofa, laranjas fatiadas e arroz branco.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_0fd23fafa4fb496496bcb71c324a348e~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_651,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_0fd23fafa4fb496496bcb71c324a348e~mv2.jpeg)
Comments