top of page

COMO NOMEAR UM PRATO

"Dourado crocante com escamas de pão e blábláblá"

A primeira vez que assinei um menu foi no We Hotel, eu tinha muitas receitas saborosas e uma criatividade a milhão. Contudo era na hora de colocar no papel que as coisas não pareciam mais tão requintadas.

Foi ai que entrou um dos meus mentores em cena, o Chef Ramon Fonseca, lembro que ele me explicou que o primeiro contato do chef com seu cliente é por meio do Menu. Por ali ele pode expressar suas paixões e mostrar todo o cuidado que teve na execução. Ele pode educar seu cliente e até mesmo conscientizar sobre uma questão sustentável.

A verdade é que com o tempo você vai melhorando e só frequentar outros restaurantes irá fazer você ficar ainda mais criativo.

É importante que a descrição pareça tão apetitosa quanto a apresentação do prato. Reuni algumas dicas que peguei no caminho para mostrar aqui:

+ CRIE SENSAÇÕES

Dê características físicas apetitosas e não seja subjetivo. Corra de tudo que é relativo!

Ex. Batata Crocante > Batata Deliciosa

+ FALE COMO VOCÊ FEZ

Conte um pouco mais sobre a receita

Utilize parte dos processos para nomear.

Ex. Maminha Braseada | Salmão Grelhado

+ COMECE PELO PRINCIPAL

Comece sempre pelo o que e tem mais no prato ou o foco dele.

Imagina que decepção ler "Churros com sorvete cremoso frutas vermelhas" e receber pote de frutas vermelhas com sorvete e um mini churros. Decepcionante né? A ordem importa sim!

+ EXPLORE O FUSION FOOD

Caso seja um fusion food use todas as culturas!

Acho demais nome híbridos que complementam as cartas. Todo negócio tem que ter um foco, uma imagem e um cardápio que conversem entre si. Só assim estará criando uma experiência completa.

Ex. No Shiso {restaurante japonês que eu amo} você pode tomar um Amai um cocktail com Morango, limão siciliano, gin, licor yuzu. Traduzindo do japonês Amai é Doce - uma das características do drink.

+ VEGETARIANO / GLUTÉN FREE

É importante incluir se é vegetariano ou glutén free, além de ser inclusivo com muita gente, já tem legislação obrigando isso.

Cada restaurante tem sua linguagem e na dúvida um bom garçom vai te explicar o prato, dando mais dimensão ao que está escrito, contudo já foi comprovado que uma descrição bem feita pode aumentar as vendas em 14%. Tudo é a imagem que passamos, até o luxo.

POR Nika Porto


 Mais Receitas 

 Últimas matérias 

 Restaurantes 

Faça

  seu

evento

conosco

Sem dor

de cabeça.

#ChamaChef

17877510029566224.jpg

 Roteiros 

 

 de Viagens 

 Sua próxima viagem está aqui .

Refeição gourmet

 Receitas 

 veja 

 

 mais 

Refeição de restaurante

 Curso 

 

Enogastronomia 

Comece agora!

Contador no trabalho

 Ferramentas 

 de Gestão 

 para você alcançar 

melhores resultados.

cozimento da mulher

 Mentoria 

 feminina 

 inscreva-se

Obrigada por se inscrever.

bottom of page