top of page

DENUNCIANDO O CAFÉ

Dedico esse texto a todos aqueles que dizem que amam café e compram de qualidade TRADICIONAL. Saiba que você está comprando muito mais que só café e a notícia não é nada boa. No pacote torrado e moído junto temos pedrinhas, gravetos e folhagem.

O café de qualidade brasileiro, não foge a regra, assim nossas commodites é amplamente exportado e com isso boa parte dos grãos de qualidade superior vão para fora, enquanto nosso mercado nacional fica abastecido com a primeira estrofe de águas de março.


Vamos falar a verdade: o cafézinho de todos os dias merece muito mais atenção do que vem recebendo. O consumo médio do brasileiro é cerca de 80 litros por ano, ficando somente atrás da água. Em doses quase homeopáticas saber o que estamos consumindo todos os dias é saber como será nossa saúde no futuro.

Para começar, saiba que podemos dividir o café em três categorias:

Tradicional - com uma moagem bem suja, nesta modalidade são aceitas até 800 erros em uma saca. Exemplos de marcas Pelé, Pipinella, Pilão. Sempre que na embalagem estiver FORTE ou EXTRAFORTE, normalmente as marcas mais baratas.

Superior - com uma moagem levemente superior à tradicional. Sendo somente 400 erros em uma saca. Em caso de grana curta indicamos realmente que esse seja o escolhido. Na embalagem estará descrito como PREMIUM ou SUPERIOR. A empresa 3 Corações por exemplo tem um café nessa linha - mas atenção que não são todos.

Gourmet - com colheita selecionada e limpa, com somente grãos de café de fato, são aceitos somente 6 erros por saca. Esse é o melhor padrão, o mais interessante é que encontramos diversas empresas regionais que produzem café de excelente qualidade. O custo é mais alto, mas vale mais a pena beber menos e melhor - do que tomar algo que pode te adoecer. Podemos citar aqui como bons exemplos Martins Café (venda online), Café do Centro tem linhas regionais, Nespresso, Baggio e Starbucks.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) das 47 milhões de sacas previstas para a safra de café em 2013, somente 5 milhões são considerados especiais e gourmet. Mais atualmente em um estudo da SEBRAE de 2019 constatou que o mercado GOURMET ocupa somente cerca de 5 a 10% do mercado nacional.

A pergunta que fica é porque um produto tão emblemático na sociedade é tão despretensioso em relação a qualidade. Parte dos cafés de qualidade tradicional não podem se quer entrar em alguns países europeus. É importante ressaltar que durante a torragem tudo o que não é grão de café se carboniza e vira acrilamida, um carcinógeno produzido no processo. Ou seja, pode te adoecer.

Quando um item de consumo tão alto é realmente revoltante que nosso café cotidiano não tenha qualidade nem se quer para ser exportado - isso é um assunto de saúde pública. As pessoas precisam se conscientizar sobre, somente assim podemos exigir que as regras internacionais se valham para nosso próprio consumo. Assim garantindo a nossa saúde e de nossos futuros filhos bebedores de café.


CURIOSIDADE :

CURIOSIDADE ADICIONAL

 Mais Receitas 

 Últimas matérias 

 Restaurantes 

Faça

  seu

evento

conosco

Sem dor

de cabeça.

#ChamaChef

17877510029566224.jpg

 Roteiros 

 

 de Viagens 

 Sua próxima viagem está aqui .

Refeição gourmet

 Receitas 

 veja 

 

 mais 

Refeição de restaurante

 Curso 

 

Enogastronomia 

Comece agora!

Contador no trabalho

 Ferramentas 

 de Gestão 

 para você alcançar 

melhores resultados.

cozimento da mulher

 Mentoria 

 feminina 

 inscreva-se

Obrigada por se inscrever.

bottom of page