50 TONS DE VINHO
![](https://static.wixstatic.com/media/331ee0_6378754147a7486b8892cb067366c0be~mv2.jpg/v1/fill/w_774,h_774,al_c,q_85,enc_auto/331ee0_6378754147a7486b8892cb067366c0be~mv2.jpg)
Acredito que toda boa refeição merece um vinho a altura. O vinho tem corpo para todos os gostos. Vestir seu vinho com uma boa comida é o que proponho aqui.
Todo estabelecimento de respeito tem alguém para ajudá-lo neste momento, alguém que te leve por uma viagem quando abre a carta de vinhos e conheça profundamente tudo que serve.
No entanto nesta onda de enxutar equipes as pessoas vêem a necessidade de se encontrar sem ajuda, com algumas pequenas perguntas você pode ganhar autômonia na escolha e começar a se arriscar sozinho.
Vinho é questão de prática, quanto mais você bebe mais você vai entender a pequenas diferenças que ele pode ter. É sutil e pode não ser, só provando para saber de fato.
1º Tinto ou Branco?
A escolha sobre a cor do vinho!
A cor está diretamente ligada ao processo de produção. Dois vinhos vindos de uma mesma uva podem apresentar cores diferentes. Ao comer duas uvas, sendo uma branca e outra tinta você irá notar que o centro de ambas é claro. E sempre será claro, isso não muda para a produção do vinho, o que sempre muda de cor é a casca e é dela que vem os tons de vinho.
Durante a produção do vinho a casca pode ser descartada, isto é sem a presença dela durante o descanso do mosto (as uvas amassadas no próprio suco) ele acaba ficando claro - tornando-se um vinho branco.
E com a presença durante esse descanso ela irá acabar ganhando tons incríveis de vermelho ruby à violeta anil, similares à cor da casca. É importante dizer que a casca é um produto bem mais complexo do que somente a cor, além de interferir na estética ela agrega sabor ao paladar do vinho, mas ai só provando para saber!
Propomos um desafio: Prove dois vinhos da mesma uva de tons diferentes e comente como foi sua experiência!